Conteúdos

Odontologia Integrativa

A importância do dentista com visão integrativa no acompanhamento de crianças e adolescentes

O dentista de crianças e adolescentescom visão integrativa e biológica, tem treinamento complementar em saúde na sua totalidade e está sempre alerta aos sinais que a boca dá sobre a saúde da criança. Entenda a importância desses atendimentos integrativos odontológicos para crianças e adolescentes, uma vez que esse profissional muitas vezes tem mais acesso a elas que o próprio pediatra e pode ajudar a diagnosticar problemas de saúde geral.

O que é uma boca saudável e como ela reflete saúde geral?

Consideramos uma boca saudável aquela que é funcional, ou seja, que tem:

  • mastigação eficiente;
  • fala desimpedida;
  • deglutição adequada;
  • bom volume interno da boca para que a língua e os dentes tenham seu espaço confortável;
  • conjunto crânio facial simétrico e harmônico, articulação têmporo-mandibular livre de ruídos e dor
  • ausência de bruxismo
  • dentes hígidos sem cáries e gengivas desinflamadas;
  • língua rosada sem recobrimento esbranquiçado ou amarelado, fissuras ou marcas e
  • hálito puro

Além disso, as mucosas bucais internas devem ser resistentes, isentas de aftas frequentes. As arcadas também devem ser bem relacionadas, com lábios em repouso sempre selados, denotando eficiente respiração nasal. Já a saliva deve ser suficiente e de boa qualidade bioquímica para oferecer boa imunidade bucal.  

Todo esse conjunto permitirá uma boa mastigação, deglutição, respiração nasal, um bom microbioma bucal, que ativará todo sistema digestivo, respiratório, imunitário, cardiovascular e cognitivo, segundo o Journal of Dental Research.  A cada dia descobrimos mais influências da boca sobre os outros sistemas do corpo

Por outro lado, essa saúde bucal depende de:  

  • Amamentação adequada na primeira infância e alimentação não industrializada, sólida e de qualidade, dura e fibrosa, livre de agrotóxicos e outros poluentes
  • Ingestão de água saudável, igualmente livre de poluentes
  • Mastigação eficiente e bilateral, boa digestão, saúde intestinal, boa absorção dos nutrientes
  • Imunidade boa 
  • Respiração nasal desobstruída, ausência de alergias respiratórias, amígdalas e adenoides desinflamadas 
  • Boa postura física, bom tônus muscular, vértebras cervicais bem engrenadas  
  • Sono regenerador
  • Saúde mental fruto de boa educação física, moral e espiritual.

Percebemos que existe uma relação de duas vias entre a função bucal e a atividade saudável de outros sistemas do corpo. Um jovem que não tem arcadas bem formadas, não mastigará bem. Selecionará apenas alimentos macios e de fácil digestão, poderá desenvolver cáries, seletividade alimentar, ter problemas digestivos e disbiose intestinal. Já jovens com arcadas mal formadas podem ter problemas estéticos dentais ou alterações na fala, o que acarretará questões psicológicas. 

Quem não mastiga bem pode desenvolver problemas de vista e cognitivos com todo um efeito dominó de repercussões. É o todo interligado, no qual um sistema interage direta ou indiretamente com outros e que opera como uma sinfonia para que aquele ser possa se expressar na sua melhor potência, com muita saúde. 

Como o Conscientia trabalha com crianças e adolescentes?

A primeira abordagem com nossas crianças e adolescentes é sempre a promoção da saúde, por meio de conversas gostosas, leituras, jogos para ensinar ao jovem como se constrói saúde de forma prazerosa, com incentivo ao autocuidado e auto-observação em relação à própria boca.  

Porém, somos mais procurados para resolver problemas já instalados do que promover a saúde. Então, sempre que recebemos uma criança com múltiplas cáries nos dentes, não podemos nos contentar em apenas restaurá-los e impedir o surgimento de novas lesões cariosas com fluoretos (uma substância amplamente utilizada, porém com inúmeros efeitos colaterais, sendo a tireoide uma das principais). Quando recebemos uma criança com mau desenvolvimento das arcadas, não podemos nos contentar em simplesmente colocar um aparelho da Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Quando atendemos uma criança que sempre tem aftas, herpes, mucosas que descamam, precisamos averiguar o que está causando essa fragilidade das mucosas e essa baixa imunidade.  Esses sinais e sintomas têm uma origem e podem ser um prenúncio de outros sintomas talvez mais graves já em curso no resto do corpo ou que talvez surjam um pouco mais tarde.  

Sem dúvida, nesses casos, vamos atuar localmente com restauros biocompatíveis, aparelhos da Ortopedia Funcional dos Maxilares, homeopatia, fitoterapia, probióticos orais, laser e ozônio, entre outras alternativas sem efeitos colaterais para diminuir os sintomas bucais. Mas vamos olhar um pouco além, numa anamnese cuidadosa, mapear todos os hábitos dessa criança/adolescente e de sua família.  

Paralelamente ao tratamento sintomático, vamos, sempre que necessário, indicar médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, osteopatas, quiropratas e psicólogos parceiros para tratar as causas dos sintomas que vemos na boca. Porém, mais importante que tudo, vamos sempre educar essas crianças por meio de explicações lúdicas e simples, no sentido que entendam a sua responsabilidade em relação a sua própria saúde pela prática de bons hábitos de vida.  Observamos que muitas vezes essas crianças se tornam vetores de educação para a saúde em casa e na Escola.   

Mais do que pensar em doença, motivamos nos nossos pequenos pacientes a alegria de serem saudáveis, sempre com a consciência da responsabilidade das escolhas. Esperamos ter esclarecido sobre a importância do dentista de crianças e adolescentes com visão integrativa e biológica. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Publicado por:
Dentista Clínica Integrativa | CRO/SC 8724 | Graduada pela Universidade de São Paulo (USP) em Farmácia e Bioquímica e em Odontologia, é Mestre em Bioquímica pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Realizou aperfeiçoamentos em Periodontia, Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares, Terapia Floral e Aromaterapia. Além disso, é especialista em Homeopatia pela Fundação Homeopática Benoit Mure de SC e pela Alpha/Facop em São Paulo e possui formação em Mindfulness MBHP (Mindfulness Based Health Promotion) pelo Centro Mente Aberta, associado à UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo.

Veja Também

28 de maio, 2024

Remédios que prejudicam os dentes e o sorriso

LEIA MAIS
28 de maio, 2024

A importância de remover o amálgama antes de iniciar uma gestação

LEIA MAIS
4 de junho, 2024

Periodontia integrativa e o papel na prevenção de doenças sistêmicas

LEIA MAIS