Conteúdos

Odontologia Integrativa

Conheça os diferenciais da Odontologia Integrativa

A principal diferença da odontologia integrativa em relação à odontologia convencional é o olhar para o paciente como um todo. Isso porque se entende que a saúde geral afeta a saúde das partes. Para tanto, empregam-se alguns pontos fundamentais da odontologia biológica.

Neste artigo, reunimos tudo sobre o assunto. Para conhecer mais a respeito e entender os diferenciais do tratamento odontológico integrativo, continue a leitura!

Como é o atendimento na odontologia integrativa?

O atendimento odontológico integrativo vai muito além do atendimento odontológico convencional. Isso é possível graças ao olhar mais atencioso à saúde do paciente em sua totalidade, de forma holística.

Dessa forma, a abordagem integrativa possibilita cuidar do organismo como um todo, em vez de resolver um sintoma isoladamente. Além disso, o especialista na área trabalha de modo a não agredir o organismo, utilizando materiais biocompatíveis, evitando medicamentos tóxicos, entre outras medidas. Tudo isso, sem diminuir a efetividade dos tratamentos.

Assim, a odontologia integrativa não é uma nova especialidade, mas uma filosofia de trabalho, ou seja, uma evolução da melhor Odontologia tradicional. A diferença no atendimento pode ser sentida a partir da forma como o paciente é examinado. Isso porque, ao invés de se limitar aos problemas bucais, o especialista considera a saúde geral – física, postural e psicológica, bem como a rotina e estilo de vida de cada um.

Quer um exemplo prático? Pois bem: quando há uma cárie ou uma infecção, a resolução da odontologia integrativa vai além do tratamento local. Para alcançá-la considera-se, também, os fatores que podem estar condicionando o paciente a desenvolver essas manifestações bucais, buscando suas causas.  

A odontologia integrativa entende que o sintoma que aparece na boca é apenas a ponta do iceberg, pois aquilo que traz o sintoma bucal estará agindo no sistema todo. Com certeza teremos uma disbiose intestinal concomitante, questões de imunidade, dislipidemia, tendência a diabete, apneia do sono ou outros, cujas causas precisam ser investigadas com outros profissionais. 

Então, além de tratar os problemas bucais específicos, o dentista integrativo educa o paciente sobre o que causou os danos. Isso, por sua vez, diminui as chances de recorrência e impacta positivamente na sua saúde global.

Como os cuidados integrativos influenciam no bem-estar?

Para responder a essa pergunta, é preciso conhecer os pilares da saúde:

  1. saúde mental, incluindo não apenas o desenvolvimento saudável da nossa mente racional através do estudo e das leituras, mas também nossa saúde emocional e espiritual, equilíbrio entre estresse, relaxamento e reconhecimento e administração distresse; 
  2. do sono, que precisamos disciplinar para ser saudável e reparador;
  3. da prática esportiva regular, que propicia uma musculatura esquelética vivaz e vitalizadora;
  4. da alimentação saudável, ou seja, o mais in natura e menos industrializada e refinada possível;
  5. do equilíbrio psicológico entre bom estresse (eustresse) e relaxamento, que promove ausência de tensões orofaciais.

Então, cuidados integrativos são cuidados que buscam viabilizar as melhores condições para cada um desses pilares. Assim, o bem-estar do paciente é diretamente beneficiado pela abordagem da odontologia integrativa. Afinal, dada a preocupação com a saúde geral, várias outras situações são vistas.

Ou seja, além de promover os cuidados dentais, há uma série de melhorias na postura, na respiração, no sono, na alimentação e no manejo do estresse. Tudo isso é possível graças à personalização do atendimento.

Conheça os diferenciais da Odontologia IntegrativaConheça os diferenciais da Odontologia Integrativa

Como funciona a personalização do tratamento odontológico integrativo?

Na odontologia integrativa, cada pessoa é única. Por isso, antes de iniciar algum tratamento, realiza-se uma extensa anamnese.

Afinal, é fundamental ter um amplo conhecimento dos hábitos de vida, dos antecedentes familiares da bioquímica do paciente. É preciso olhar para as causas dos problemas e corrigi-las. Não basta cuidar apenas dos sintomas (como cáries, sensibilidades, fraturas, inflamações na gengiva, perdas dentárias, entre outros). O paciente precisa entender o que é saúde e saber em quais aspectos ele pode melhorar.

Outro diferencial da abordagem na odontologia integrativa e odontológica é a busca pelo tratamento menos prejudicial ao corpo do paciente. Para isso, evita-se qualquer contato com substâncias tóxicas, que, normalmente, encontram-se presentes nos atendimentos convencionais, como fluoretos, parabenos, triclosan, clorexedina, medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos quando não estritamente necessários.

Dessa forma, o tratamento tradicional de cáries ganha novos caminhos. Nesses casos, baseado nos resultados de exames bioquímicos, costuma-se indicar mudanças alimentares e suplementação vitamínica ou medicação homeopática. Já no tratamento clínico, sintomático das cáries propriamente ditas, empregam-se produtos de ozônio, complementado com restauros com resinas sem bisfenol A.

Como mostrado, não se trata apenas de eliminar a cárie e restaurar o dente. Trata-se, também, de oferecer as ferramentas e os recursos para que o paciente tenha uma boa saúde geral e aprenda a prevenir esse e outros problemas.

Odontologia Integrativa

O que diferencia o dentista integrativo do dentista convencional?

Tudo o que é feito por um dentista tradicional também é realizado pelo dentista integrativo. Isso inclui o diagnóstico e tratamento de distúrbios estéticos, funcionais e/ou anatômicos da cavidade oral e da face.

A diferença é que o dentista integrativo, aliando os conceitos da odontologia biológica, considera os chamados “interferentes bucais” na saúde geral. É o caso, por exemplo, de restaurações com metais tóxicos, tratamentos de canal inadequados, regiões de osteonecrose dos ossos maxilares, entre outros problemas.

Por isso, sua abordagem privilegia o uso de:

Além disso, a odontologia integrativa opta por:

  • procedimentos minimamente invasivos, executados quando o paciente está em homeostase bioquímica e psicológica, sempre que isso for possível;
  • uso de técnicas complementares, como recursos da meditação, fitoterapia, homeopatia, aromaterapia e/ou musicoterapia, indicadas de forma personalizada para cada paciente.

Por isso, os profissionais dedicados à odontologia integrativa se aprofundam em várias especialidades, reunindo conhecimentos odontológicos, bioquímicos, biológicos e humanísticos. Quando necessário, indicam outros especialistas de visão integrativa nas áreas de nutrição, medicina, psicologia, osteopatia, fisioterapia, fonoaudiologia, entre outras.

Para saber mais, assista o vídeo com as nossas especialistas:

Quais são as vantagens do tratamento odontológico integrativo?

No tratamento odontológico integrativo, há o ganho progressivo de consciência bucal por parte do paciente, que se transforma no principal agente da sua própria saúde. Isso, por sua vez, ajuda a prevenir a recorrência da doença em questão, bem como o surgimento de novos problemas.

Além disso, a recuperação é mais leve e saudável do que nos tratamentos odontológicos convencionais. Como são utilizados menos medicamentos que podem causar efeitos colaterais (como anti-inflamatórios, corticoides e antibióticos),o organismo é tratado de forma mais gentil. Na verdade, sempre que possível, os medicamentos de escolha são fitoterápicos ou homeopáticos.

Dessa maneira, os remédios e as técnicas convencionais são substituídos por abordagens equivalentes menos invasivas. O uso de terapia neural, florais, homeopatia, controle dietético e suplementação, por exemplo, são algumas das terapêuticas normalmente utilizadas na odontologia integrativa.

Vale destacar, ainda, que a realização de tratamentos sem toxicidade favorece o microbioma oral. Em outras palavras, empregam-se substâncias que não afetam as chamadas bactérias “boas” que vivem na boca, essenciais para que a saúde bucal fique em dia.

No mais, o dentista integrativo também avalia a melhor hora para agir, considerando o momento de vida do paciente e a necessidade do uso de suplementações. Isso porque, para alcançar o melhor resultado possível, o trabalho deve ser feito em um terreno biológico propício ao tratamento. 

Com tantas vantagens, o emprego de uma abordagem menos invasiva é urgente. Na prática, a odontologia integrativa otimiza os resultados da saúde bucal e favorece a conquista da saúde geral e do bem-estar. Muitas vezes, ela ajuda a resolver problemas à distância, melhorando a saúde cardiovascular, endócrina, articular, postural e, até mesmo, a disposição e a autoestima. 

Como a odontologia integrativa ajuda a identificar problemas externos?

A odontologia integrativa pode apontar questões que talvez o paciente nunca tenha percebido. Muitas vezes, é possível identificar problemas sistêmicos por meio de manifestações orais e vice-versa. É o caso, por exemplo:

  • do estresse, o qual provoca a baixa da imunidade e desencadeia inflamações, dores orofaciais, fraturas dentárias, doenças autoimunes na boca, mudanças salivares, entre outros sinais;
  • da ansiedade, a qual gera falta de atenção e leva à piora dos autocuidados;
  • da depressão, a qual reduz a autoestima e aumenta a sensação de culpa, o que também prejudica os autocuidados;
  • da desnutrição, devido à alimentação sem teor nutritivo, com excesso de carboidratos refinados e açúcares, a qual pode causar cáries e doença periodontal;
  • do ronco excessivo, o qual provoca cansaço (tanto pelo sono não aproveitado, como pelos danos no sistema cardiovascular) e, ao mesmo tempo, pode propicia o surgimento de doenças bucais, devido às mudanças no microbioma oral.

Enxergar essas e outras correlações somente são possíveis porque o dentista integrativo estuda e trabalha para ter uma visão mais aguçada sobre cada caso. Sua atuação, como explicado no início, vai muito além da resolução pontual de sintomas.

Clínica de odontologia integrativa em Florianópolis

No Conscientia – Centro de Odontologia Integrativa e Biológica, localizado em Florianópolis, SC, você encontra um espaço preparado para oferecer o melhor acompanhamento odontológico integrativo.

Aqui, reunimos especialistas aptas a conduzir tratamentos personalizados capazes de transformar diversas áreas da sua vida, começando pela saúde bucal. Nossos serviços incluem:

Enfim, esperamos que os alcances e os diferenciais da odontologia integrativa tenham ficado claros. Como mostrado, nesse tipo de abordagem, todo tratamento realizado na boca impacta na saúde geral. Portanto, se você precisa tratar algum problema específico ou se deseja fazer o acompanhamento odontológico de rotina, conte conosco!

Gostaria de aproveitar para marcar uma avaliação individual? Nossa equipe está à disposição! Entre em contato e agende seu horário!

Publicado por:
Dentista Clínica Integrativa | CRO/SC 8724 | Graduada pela Universidade de São Paulo (USP) em Farmácia e Bioquímica e em Odontologia, é Mestre em Bioquímica pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Realizou aperfeiçoamentos em Periodontia, Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares, Terapia Floral e Aromaterapia. Além disso, é especialista em Homeopatia pela Fundação Homeopática Benoit Mure de SC e pela Alpha/Facop em São Paulo e possui formação em Mindfulness MBHP (Mindfulness Based Health Promotion) pelo Centro Mente Aberta, associado à UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo.

Veja Também

28 de maio, 2024

Remédios que prejudicam os dentes e o sorriso

LEIA MAIS
28 de maio, 2024

A importância de remover o amálgama antes de iniciar uma gestação

LEIA MAIS
4 de junho, 2024

Periodontia integrativa e o papel na prevenção de doenças sistêmicas

LEIA MAIS