Conteúdos

Mindfulness, Práticas Integrativas e Complementares

Mindfulness na odontologia: foco no agora, para mais consciência do corpo e da saúde

O Mindfulness é um conjunto de técnicas que nos levam à atenção plena. Aplicado à saúde, é uma metodologia cujo objetivo é trabalhar o foco do paciente, para alcançar um estado de concentração no momento. Nele, são apresentados exercícios de meditação para alcançar uma maior presença no aqui e no agora. 

Com milhares de publicações científicas aplicadas às mais diferentes áreas, o Mindfulness é reconhecido pela Academia para tratamentos de ansiedade e depressão de forma preventiva e complementar na Psiquiatria e Psicologia.  Uma pesquisa publicada em 2018 analisou um grupo de universitários e práticas de meditação e mindfulness. Foi concluído que as técnicas de meditação orientadas são ótimas alternativas para o controle de estresse nos estudantes.

Já imaginou o quanto isso pode ser positivo dentro da odontologia e na saúde em geral?

O mundo está num ritmo cada vez mais acelerado e o estresse se manifesta diariamente nas pessoas, em níveis emocionais e físicos. Na odontologia não é diferente. Essa correria desencadeia nos pacientes dores musculares e articulares orofaciais, zumbidos, cefaléias, enxaquecas e fraturas de dentes e próteses e muita tensão e desconforto. 

É como se a rotina não nos deixasse focar no presente sem ter outras diversas preocupações ao mesmo tempo.

As preocupações com o futuro e os pensamentos negativos sobre o passado muitas vezes se tornam maiores do que a percepção do presente e todas as possibilidades que eles nos oferecem.

É nessa hora que trabalhar a atenção total no momento pode mostrar uma visão mais ampla sobre o agora. Inclusive, isso pode ocorrer na consulta com o dentista.

Qual é a origem do Mindfulness?

O Mindfulness é uma prática milenar, com origem na técnica meditativa do zen budismo. Ele passou a ser usado como um método terapêutico no final dos anos 1970, pelo biólogo e pesquisador Jon Kabat Zinn. 

Os primeiros usos da técnicas aconteceram na Universidade do Massachussets, com pacientes com dor crônica. Os resultados foram surpreendentes. 

Desde então Jon Kabat Zinn sistematizou as técnicas para criar um trabalho de aprendizado introdutório de 08 semanas, o que ajudou a popularizar ainda mais essa abordagem filosófica aplicada à área de saúde.

Outro nome importante a ser citado é do monge vietnamita exilada Thich Nath Hahn. Ele também auxiliou a difundir o Mindfulness pelo mundo, acrescentando a vertente da compaixão e autocompaixão às técnicas. 

Mindfulness no consultório odontológico

Dentro da odontologia, o Mindfulness pode trazer diversos benefícios ao paciente durante o tratamento. Por exemplo, por meio do trabalho na vivência do momento, junto a um profissional habilitado na técnica, é possível criar uma conexão muito positiva, capaz de drenar a ansiedade e, consequentemente, as tensões musculares orofaciais causadas pelo medo do dentista, o que pode tornar o trabalho no consultório muitas vezes prazeroso.para o paciente.

Um estudo publicado na Universidade Metodista de São Paulo, Escola de Ciências Médicas e da Saúde acompanhou o caso de uma idosa que sofria com um caso de bruxismo severo. Foram aplicadas práticas de Mindfulness e os resultados mostraram uma melhora significativa nos episódios de bruxismo.  Vale dizer que aqui falamos de bruxismo causado por estresse e não o bruxismo por outras causas (por medicamentos, outras doenças, problemas oclusais).

Existem também aplicações bem práticas do Mindfulness na Odontologia que vão além dos tratamentos feitos no consultório e são benéficas para o bem-estar no geral. Com elas, é possível alcançar uma consciência de autocuidado sobre si e isso gera mais atenção aos hábitos de saúde bucal, como uso de fio dental, produtos de higiene menos tóxicos e uma escovação mais eficaz.  Isso melhora demais a qualidade e resultados dos tratamentos clínicos.

Contribuição na saúde como um todo

Com o uso das técnicas, também é possível trabalhar a respiração. Isso contribui na melhora da síndrome do respirador bucal, muitas vezes com ajuda de outras terapias complementares como homeopatia e florais ou mesmo de outros profissionais integrativos.

O ganho de mais consciência sobre a alimentação também é um avanço importante. Hábitos alimentares mais saudáveis e uma respiração nasal eficaz melhoram o microbioma bucal e intestinal, o que promove mais saúde bucal e para o corpo como um todo.

O Mindfulness melhora nossa relação com o corpo e a mente. Com ele aprendemos a desacelerar, apenas observar e nos libertar de crenças, incertezas e medos que nos travam. No consultório, isso torna uma consulta mais leve, menos invasiva e mais esclarecedora. 

Para quem é o Mindfulness?

É recomendado para todos que buscam encontrar conexão consigo mesmo, concentração no momento presente, foco, autocuidado e autoconhecimento. Como demonstrado acima, existem inúmeros casos em que os benefícios do Mindfulness foram efetivos, desde estudantes até grupos de pessoas com mais idade. Dentro da odontologia, todos que buscam uma maior consciência e autocuidado com sua saúde bucal podem se beneficiar dessa técnica.

Existem diversos casos de compulsões alimentares, por exemplo, que influenciam diretamente a cavidade oral através da disbiose bucal e cáries, refluxo ácido e desgaste nos dentes e halitose. Isso influencia a saúde e espontaneidade do sorriso, apesar de estar relacionado a um problema de saúde mental.

O Mindfulness nos ajuda a entender nossa responsabilidade na cura dos nossos problemas físicos e seus sintomas. Com a conexão conosco mesmos fortalecida, a auto-observação e a atenção ao momento presente podemos ter uma abordagem bem objetiva aos problemas  e uma ferramenta poderosa para superar as compulsões alimentares e tantas outras. Dessa forma, podemos tomar decisões mais conscientes e mudar nossos hábitos de forma que nossa vida tome um rumo mais saudável. 

O direcionamento de um instrutor experiente nos leva, num processo progressivo, a encontrar mais força para para aprender e perseverar nas práticas, bem como inspiração e autocuidado progressivo.

Mindfulness no Centro Conscientia 

O Conscientia é um Centro de Odontologia Integrativa que oferece um olhar diferenciado sobre os tratamentos odontológicos. Você sabia que o Conscientia oferece cursos de 8 semanas de Mindfulness aplicado à Odontologia para pacientes, bem como  para equipes de terapeutas e dentistas?   

Os odonto-temas que podem indicar se você, paciente, se beneficiaria desse curso são: Bruxismo e apertamento de dentes com dores orofaciais e outras (quando relacionado a estresse),fobias ao tratamento odontológico, compulsões alimentares, tratamento da halitose, cáries recorrentes em adultos, doença periodontal e como complemento para tratamento de ansiedade. . 

Essa é uma excelente forma de tratar essas questões bucais de dentro para fora.  Entre em contato, caso tenha alguma dúvida sobre o assunto. Aproveite para nos acompanhar noFacebook e noInstagram para mais informações sobre saúde bucal e odontologia.

Publicado por:
O Conscientia, Centro de Odontologia Integrativa, surgiu da união de profissionais que amam a saúde, a beleza do equilíbrio e a harmonia da natureza

Veja Também

28 de maio, 2024

Remédios que prejudicam os dentes e o sorriso

LEIA MAIS
28 de maio, 2024

A importância de remover o amálgama antes de iniciar uma gestação

LEIA MAIS
4 de junho, 2024

Periodontia integrativa e o papel na prevenção de doenças sistêmicas

LEIA MAIS