Conteúdos

Odontologia Integrativa

O uso de laser na odontologia e seus benefícios

O emprego do laser na odontologia serve de terapêutica complementar a, praticamente, quase todas especialidades odontológicas — apresentando ação analgésica, anti-inflamatória e facilitando a cicatrização. Trata-se de um recurso de alta tecnologia que alia segurança e conforto em diversos procedimentos no consultório, muito utilizado para diminuir dor e promover reparação tecidual.

Neste artigo, mostramos suas principais aplicações e respectivas vantagens. Para conhecê-las, continue a leitura!

Quais são os tipos de lasers utilizados na odontologia?

Laser é a sigla de “light amplification by stimulated emission of radiation” (amplificação de luz por emissão estimulada de radiação). Na odontologia, utilizam-se dois tipos de lasers: de baixa e de alta potência. Conheça-os a seguir.

Laser de baixa potência

O laser de baixa potência atua nos tecidos ao nível celular. Dessa maneira, possui ações anti-inflamatórias, analgésicas, biomoduladoras e antimicrobianas, capazes de combater bactérias, vírus e fungos, por meio da terapia fotodinâmica.

A capacidade de auxiliar na reparação tecidual ajuda em diversos processos cicatriciais comuns no dia a dia clínico, como pós-cirúrgicos, de lesões de herpes, afecções respiratórias. Também é um grande aliado para as dores orofaciais e sensibilidade dental.

Aqui, no Conscientia, utilizamos o laser no dia a dia com ótimos resultados, desde controle de hipersensibilidade dentária a descontaminação de canais radiculares, no tratamento de canal.

Laser de alta potência

O laser de alta potência possui emprego cirúrgico. Nesse caso, apresenta-se como um recurso que substitui o bisturi e realiza cortes teciduais com o mínimo de sangramento. Com isso, o processo de cicatrização é mais rápido e menos doloroso do que nas cirurgias convencionais.

Por tanto, trata-se de uma tecnologia bastante indicada para pacientes que têm receio de tratamentos odontológicos (principalmente, cirúrgicos). Ela potencializa os benefícios do tratamento, bem como melhora o prognóstico clínico.

O que é a terapia ILIB?

Enquanto o laser de baixa potência atua em contato com a pele ou a mucosa, a terapia ILIB (Intravascular Laser Irradiation of Blood) promove sua irradiação na artéria radial (no pulso). Ao ser absorvido pelo sangue, o laser combate os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento celular precoce),diminuindo as dores em geral e aumentando a sensação de bem-estar.

Temos ótimos resultados clínicos de conforto pós-operatório em pacientes que utilizaram o ILIB durante o procedimento de extração dentária e implante, por exemplo.

Como é o uso do laser na odontologia?

Como explicado, o laser na odontologia é visto como um complemento terapêutico aos tratamentos convencionais. Isso porque, ele acelera os processos de reparação dos tecidos, graças aos efeitos bioestimuladores.

E tem mais: ele também melhora a microcirculação local e a permeabilidade vascular. Ao mesmo tempo, tem efeito analgésico e ajuda na redução de edemas (inchaços). Em suma, o recurso apresenta função analgésica e anti-inflamatória, bem como facilita a cicatrização.

Quais são suas principais indicações?

O laser na odontologia pode ser empregado em uma série de situações. Por exemplo:

  • no pré e no pós-operatório de cirurgias (como extrações e implantes),para aumentar a analgesia, prevenir edemas e tratar eventuais inflamações;
  • no tratamento de peri-implantite (alteração patológica de tecidos no entorno de implantes),para tratar inflamações ao redor dos implantes;
  • no tratamento de úlceras bucais traumáticas, para proporcionar mais conforto ao paciente, por meio da analgesia;
  • no tratamento de aftas, inclusive em crianças;
  • no tratamento do herpes labial, prevenindo a ocorrência de recidivas;
  • no tratamento da mucosite oral, para acelerar a cicatrização e melhorar o quadro doloroso;
  • no tratamento da hipersensibilidade dentinária, para fornecer a analgesia necessária;
  • no tratamento da disfunção temporomandibular e da dor orofacial, novamente, para promover a analgesia;
  • no tratamento da xerostomia (boca seca),para estimular o funcionamento adequado das glândulas salivares;
  • no tratamento da parestesia (paralisia facial),para melhorar a funcionalidades da enervação da face;
  • nos tratamentos periodontais, para tratar quadros de inflamação e como terapia fotodinâmica antimicrobiana.

Quais são os benefícios da laserterapia?

A laserterapia consiste no uso do laser de baixa intensidade nos cuidados odontológicos. Trata-se de uma ferramenta complementar, que otimiza os tratamentos e promove conforto ao paciente. Entre seus principais benefícios, destacam-se:

  • o alívio das dores (como da hipersensibilidade dentinária, de origem pulpar ou nevrálgica, da disfunção temporomandibular (DTM),após a movimentação ortodôntica, entre outras);
  • a redução do inchaço e a aceleração da recuperação, quando aplicada no pós-operatório de procedimentos de periodontia (área que atua nos tecidos das estruturas de suporte do dente, como os ossos, os ligamentos e a gengiva),de extrações e de implantes;
  • a descontaminação dos canais dentários na endodontia (área que trata dos problemas na polpa e na raiz do dente, especificamente).

Em relação às contraindicações, deve-se considerar que a laserterapia estimula o metabolismo das células locais. Por isso, esse tipo de tratamento não é indicado em casos onde há suspeita de tumores. O mesmo vale para locais com feridas com hemorragia, devido ao risco de vasodilatação.

Assim, existem diversas maneiras de usar o laser na odontologia de forma muito segura. A indicação cabe ao dentista responsável, após definir o diagnóstico, considerar as necessidades e preferências de cada paciente e determinar as doses ideais e frequência de aplicação para cada situação. Fato é que, quando empregado, obtém-se melhores resultados, com mais conforto e rapidez!

Em caso de dúvida, entre em contato. Nossa equipe de especialistas terá prazer em esclarecê-la!

Publicado por:
O Conscientia, Centro de Odontologia Integrativa, surgiu da união de profissionais que amam a saúde, a beleza do equilíbrio e a harmonia da natureza

Veja Também

28 de maio, 2024

Remédios que prejudicam os dentes e o sorriso

LEIA MAIS
28 de maio, 2024

A importância de remover o amálgama antes de iniciar uma gestação

LEIA MAIS
4 de junho, 2024

Periodontia integrativa e o papel na prevenção de doenças sistêmicas

LEIA MAIS