Conteúdos

Odontologia Integrativa

Os benefícios da ozonioterapia no tratamento odontológico

A Ozonioterapia utiliza a aplicação dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, com intuito terapêutico. Além disso, os benefícios da ozonioterapia são inúmeros e a técnica pode ser utilizada de modo local ou sistêmico.    

A terapia com oxigênio-ozônio é uma abordagem complementar menos conhecida do que a homeopatia e a acupuntura, porque atingiu sua maioridade há apenas três décadas. Isso ocorreu no período no qual foi homologada aqui no Brasil para uso nas áreas da Odontologia, Biomedicina, Veterinária, Farmácia e Fisioterapia.

Começou a ser usada no século IXX e foi muito usada na Primeira Guerra Mundial para tratar de feridas dos soldados nas trincheiras. Suas vantagens incluem baixos custos e atuação no corpo como um todo, com uma grande melhora do equilíbrio do estresse oxidativo. Porém, como se trata de uma substância extremamente oxidante, alguns materiais específicos tiveram que ser desenvolvidos para acondicionar o ozônio e esse é um dos motivos pelos quais ele vem ganhando muito espaço apenas nas últimas décadas. 

Deseja saber mais sobre os benefícios da ozonioterapia? Então, acompanhe este artigo.

O que é a ozonioterapia e como atua?

A ozonioterapia é uma técnica terapêutica que utiliza o oxigênio medicinal como matéria-prima para a produção do ozônio, um gás com diversas propriedades de grande uso médico-odontológico. Dentre elas, estão suas capacidades anti-inflamatórias, analgésicas, antissépticas, de melhoria da circulação periférica e da oxigenação e a modulação do estresse oxidativo. 

A Ozonioterapia pode ser aplicada local ou sistemicamente, como uma terapia curativa ou preventiva. Quando usada de forma sistêmica ela atua melhorando o terreno biológico.  O que significa isso?

Nos dias de hoje, estamos sujeitos a uma quantidade enorme de poluentes ambientais como metais pesados, agrotóxicos, alimentos industrializados, produtos de limpeza e de higiene pessoal, cosméticos com uma enorme quantidade de químicos que precisam ser processados e eliminados pelo nosso organismo. Também estamos sujeitos à poluição eletromagnética e o nosso grande estresse psicológico.  

Todos esses fatores geram um excesso de radicais livres que aumentam o estresse oxidativo, tão  prejudicial às células e seu  DNA,  acarretando o envelhecimento precoce e as doenças da vida moderna. Entre elas, estão: doenças neurodegenerativas,  cardiovasculares, câncer, doenças auto-imunes. 

A ozonioterapia sistêmica aumenta o poder antioxidante das células, limpando e detoxificando o terreno biológico e melhorando toda sua resposta aos agentes agressores mencionados acima. Atua também diminuindo a inflamação e a dor, permitindo que  um organismo sobrecarregado possa reagir melhor e entrar num programa mais saudável em relação a seus autocuidados, cuidando e diminuindo a exposição à carga tóxica ambiental.

Quais os benefícios da ozonioterapia na Odontologia?

O uso do ozônio na odontologia tem crescido cada vez mais nas suas diferentes formas de aplicação. Pode ser associado à grande maioria dos tratamentos cotidianos, de cirurgias à hipersensibilidade dentinária.

A depender da concentração terapêutica utilizada, o ozônio vai agir de formas diferentes, o que o torna muito versátil nessa área. Em doses mais altas, é um ótimo antisséptico, o que ajuda nos problemas bucais relacionados à contaminação. 

Podemos citar as cáries, a doença periodontal, descontaminação de áreas cirúrgicas, lesões herpéticas e candidíase oral. Já em doses mais baixas, é um ótimo biomodulador, promovendo a cicatrização de tecidos, lesões crônicas, ajuda na sensibilidade dental, tira a dor, dentre outros benefícios.  

Uma das grandes vantagens desta terapêutica é sua segurança. A ozonioterapia é reconhecida pelos sistemas de saúde ao redor do mundo e já muito utilizada para tratamentos diversos. O uso terapêutico por profissionais capacitados traz resultados excelentes e com mínimos efeitos colaterais, evitando assim a utilização de outros medicamentos que podem apresentar riscos e complicações. 

Como dito anteriormente, o ozônio pode ser utilizado de algumas formas, como o gás, a água ozonizada e o óleo ozonizado. Cada um destes veículos tem atuação e aplicabilidade diferente. Por exemplo, o gás pode ser injetado em tecidos para sua  regeneração, a água ozonizada para irrigações e bochechos antissépticos e o óleo na cicatrização de feridas.

Aqui no Centro Conscientia de Odontologia Integrativa, nosso gerador de ozônio faz parte do nosso dia a dia clínico e utilizamos essa terapêutica corriqueiramente. Nossos pacientes recebem a profilaxia com água ozonizada, o que melhora a saúde periodontal e ajuda no controle da sensibilidade. As aplicações de gás são feitas mediante avaliação individualizada e as doses e a frequência são prescritas mediante o quadro daquele paciente.

Pode ser usada para cicatrização de lesões endodônticas, tratamentos de dores orofaciais, hipersensibilidade dentinária, descontaminação de bolsas periodontais e cáries. Já o óleo ozonizado é um ótimo recurso para cicatrização de feridas cirúrgicas, qualquer tipo de lesão e também para melhoria de inflamação gengival.

Utilizando esse método terapêutico economizamos em medicação que teria muitos efeitos colaterais, piorando o que chamamos de terreno biológico. Deu para perceber que somos fãs do ozônio e que existem diversos benefícios da ozonioterapia para os pacientes, não é? Nosso objetivo sempre é trazer inovações, com segurança, praticidade e entregar os melhores resultados possíveis, com o mínimo de intervenções e maior biocompatibilidade possíveis. 

Ficou curioso em como a ozonioterapia odontológica pode auxiliar no seu caso? Entre em contato com o Conscientia. Será um prazer conhecer você e apresentar essa terapêutica nos nossos tratamentos!

Publicado por:
O Conscientia, Centro de Odontologia Integrativa, surgiu da união de profissionais que amam a saúde, a beleza do equilíbrio e a harmonia da natureza

Veja Também

28 de maio, 2024

Remédios que prejudicam os dentes e o sorriso

LEIA MAIS
28 de maio, 2024

A importância de remover o amálgama antes de iniciar uma gestação

LEIA MAIS
4 de junho, 2024

Periodontia integrativa e o papel na prevenção de doenças sistêmicas

LEIA MAIS