Conteúdos

Odontologia Integrativa, Práticas Integrativas e Complementares

Ozonioterapia na odontologia e suas aplicabilidades

O emprego daozonioterapia na odontologia se deve a sua potente ação antimicrobiana, anti-inflamatória, analgésica e de reparação tecidual. Trata-se de uma terapêutica altamente biocompatível, que acelera o resultado dos tratamentos e alivia a dor, apresentando grande eficácia sem efeitos colaterais.

Considerando que a maior parte das doenças orais possui origem infecciosa e inflamatória, o uso do ozônio é imprescindível nos cuidados odontológicos. Se você deseja conhecer suas principais aplicabilidades, continue a leitura!

O que é a ozonioterapia?

A ozonioterapia é uma prática integrativa e complementar baseada na aplicação de ozônio. É uma substância que pode ser utilizada de forma terapêutica em diferentes veículos, como gás, água ou óleo e tem aplicações médicas e odontológicas.

Dependendo das concentrações utilizadas, o ozônio pode ter efeito antisséptico, antibacteriano, virucida e fungicida. Além disso, em doses mais baixas, atua como estimulante da regeneração e cicatrização dos tecidos, bem como potencializa a imunidade. Dessa forma, otimiza o resultado dos tratamentos em curso.

Como o ozônio é utilizado?

Como mencionado, o ozônio pode ser utilizado na forma de gás ozônio, água ozonizada ou óleo ozonizado e apresenta diferentes aplicações conforme sua concentração. Por exemplo:

  • o gás ozônio tem grande penetração em tecidos inflamados, sendo altamente eficaz no tratamento da gengivite e periodontite;
  • a água ozonizada serve para lavar e higienizar, sendo amplamente utilizada em bochechos e durante a nossa profilaxia de rotina;
  • o óleo ozonizado combate microorganismos nocivos, sendo aplicado para tratar e prevenir infecções;pode, ainda, ser adicionado a cremes dentais e dermocosméticos.

Como é a ozonioterapia na odontologia?

No Conscientia, Centro de Odontologia Integrativa e Biológica, a ozonioterapia é aplicada em tratamentos periodontais, em procedimentos cirúrgicos, entre outras possibilidades. A seguir, falamos mais a respeito.

Tratamento de inflamações e infecções

A ozonioterapia pode ser aplicada em quadros de problemas gengivais, fungos (como candidíase),vírus (como herpes) e bactérias (como infecções agudas). Além disso, ajuda no tratamento de infecções do sistema de canais e infecções ósseas, bem como na desinfecção de dentes cariados.

Regeneração e condicionamento de tecidos

O emprego do ozônio favorece a regeneração do tecido gengival e do tecido ósseo após procedimentos cirúrgicos e também pode auxiliar na desinfecção de lesões cariosas. Ele também contribui para condicionar os tecidos moles antes, durante e após cirurgias.

Tratamento da sensibilidade dentinária

A ozonioterapia é uma das melhores opções de tratamento para pacientes com sensibilidade nos dentes. Isso vale, inclusive, para a hipersensibilidade pós-clareamento.

Tratamento de dores orofaciais e articulares

O ozônio trata a inflamação. Dessa forma, alivia a dor dos músculos da face, da região da ATM, da nuca e/ou das costas sobrecarregados por bruxismo, apertamento e/ou má postura.

Tratamento de sinusite

O ozônio auxilia no tratamento de quadros de sinusites refratárias. Isso é possível graças ao seu poder anti-inflamatório.

Aplicações estéticas

O ozônio também pode ser aplicado em procedimentos estéticos. Entre as possibilidades de uso, destacam-se:

  • preenchimento de sulcos;
  • atenuação de rugas;
  • associação ao microagulhamento, para estimular a produção de colágeno;
  • diminuição de sinais de acne;
  • eliminação de pequenos vasos;
  • recuperação de tecidos lesados; entre outras.

Uso na assepsia

A ozonioterapia é empregada nos bochechos pré-consulta (por meio da água associada a óleos essenciais) e na otimização da limpeza de próteses sobre implante, sendo excelente nas profilaxias. Além disso, o ozônio é empregado na remoção de contaminação de todos os equipamentos odontológicos (de partes que não podem ser autoclavadas),bem como do ar do consultório. 

Quais são as vantagens associadas à terapêutica?

Uma das principais vantagens da ozonioterapia na odontologia é reduzir, na maioria dos casos, o uso de medicações químicas e seus efeitos colaterais. Isso porque, é possível usá-lo em substituição a antibióticos, fungicidas e virucidas.

Além disso, como possui ação analgésica e anti-inflamatória, também pode substituir essas categorias de medicamentos. Consequentemente, o emprego da terapêutica faz com que os tratamentos apresentem menos efeitos colaterais e sejam mais seguros. Isso, vale destacar, é particularmente apropriado para pessoas debilitadas, assim como para idosos e crianças, que  podem sofrer mais com os efeitos dos remédios alopáticos.

Portanto, a ozonioterapia na odontologia traz uma série de benefícios para os pacientes, podendo ser empregada tanto no consultório como em casa. Graças a essa terapêutica, os tratamentos se tornam menos dolorosos e mais efetivos .

Esperamos que o artigo tenha sido esclarecedor. Mas, se ainda restarem dúvidas a respeito, sinta-se à vontade para entrar em contato!

Publicado por:
O Conscientia, Centro de Odontologia Integrativa, surgiu da união de profissionais que amam a saúde, a beleza do equilíbrio e a harmonia da natureza

Veja Também

28 de maio, 2024

Remédios que prejudicam os dentes e o sorriso

LEIA MAIS
28 de maio, 2024

A importância de remover o amálgama antes de iniciar uma gestação

LEIA MAIS
4 de junho, 2024

Periodontia integrativa e o papel na prevenção de doenças sistêmicas

LEIA MAIS