Conteúdos

Odontologia Integrativa

Simetria facial e ortopedia funcional dos maxilares: qual a relação?

A tão desejada simetria facial, dada a sua influência sobre a percepção de beleza, pode ser obtida nos tratamentos de ortopedia funcional dos maxilares (OFM). No entanto, os benefícios da OFM vão muito além da correção de problemas ortodônticos, eles favorecem a saúde e o bem-estar do organismo como um todo.

Quer entender como? Neste artigo, mostramos os alcances da terapêutica em relação à simetria facial, à postura e outras questões. Destacamos, ainda, quais profissionais podem atuar em conjunto com o dentista, de modo a potencializar o tratamento. Continue a leitura e confira!

Qual é a relação entre simetria facial e OFM?

OFM sempre considera a função da boca e sua interrelação com as demais funções da face. Além disso, tem um olhar amplo para a ligação de todas estruturas da cabeça, pescoço e tronco.

Suas principais ferramentas são os aparelhos funcionais da OFM e as modificações nos dentes por meio de desgaste ou por acréscimo de resina. Com elas, a OFM atua não sobre dentes, mas estimula músculos  e estruturas que participam da mastigação, fonação, deglutição e respiração.  Essas estruturas estimuladas de forma adequada, atuam sobre os ossos maxilares que se remodelam, proporcionando um leito com espaço e proporçõs adequadas para que os dentes possam se alinhar.  Assim todo conjunto pode ter função adequada.  Forma e função harmonizadas, estética gerada!

Dessa maneira, seguindo seus princípios, a OFM faz inferências sobre as estruturas orofaciais de forma simétrica, bilateral. Com isso, favorece a simetria facial, bem como sua harmonização.

A OFM melhora a saúde respiratória e postural?

Sim. A OFM promove a saúde da boca atuando sobre músculos que estão, direta e indiretamente, relacionados à função bucal. Um exemplo são os músculos ligados ao osso hioide, que se relacionam com respiração, fonação, deglutição, mastigação e abertura e fechamento da boca, bem como posicionamento do pescoço.

A OFM tem um foco grande no posicionamento da mandíbula que, sob ação dos aparelhos tende a se centralizar, trazendo

Assim, ao melhorar a saúde bucal, a saúde respiratória e a saúde postural também serão favorecidas. Isso, como explicado, também está relacionado à melhora da simetria facial e da harmonização estética.

Que especialista trata a simetria facial?

Os ortopedistas funcionais dos maxilares, ou seja, os dentistas especialistas em OFM, são os profissionais mais adequados para avaliar e tratar a simetria facial. No entanto, todo ortodontista deveria estar habilitado para fazer o mesmo.

Porém, alguns desses profissionais focam demasiadamente no alinhamento dos dentes — muitas vezes, por pressão dos próprios pacientes. Com isso, deixam de se preocupar com questões ligadas à função (se existe espaço adequado para a língua, a mastigação é bilateral, entre outras).

“É claro que bons ortodontistas prestam atenção às funções, mas essa visão é intrínseca da OFM”, esclarece a Dra. Elisa Baumgarten, dentista clínica especialista em OFM do Conscientia.

É necessário recorrer a tratamentos complementares?

O tratamento em associação com outros especialistas é comum na abordagem da ortopedia funcional dos maxilares. Veja alguns casos a seguir.

OFM e quiropraxia

Sabe-se que a musculatura orofacial acumula muita tensão. Com isso, as estruturas relacionadas à musculatura cervical e das costas como um todo também acabam sendo tencionadas. Nesses casos, os quiropatas podem ajudar bastante.

OFM e psicologia

Muitas vezes, as tensões musculares derivam de tensões psicológicas. Quando o dentista não consegue uma dissolução, o psicólogo precisa entrar em ação.

OFM e Ortóptica

Algumas questões bucais, como mastigação assimétrica e funções atípicas da língua, acabam influenciando a ocorrência de certos problemas de visão. Ao mesmo tempo, sabe-se que divergências nas pupilas acabam levando a torções no pescoço que, por sua vez, podem afetar as funções da boca. O ortoptista é o profissional que precisa ser acionado nesses casos.

OFM e Nutrição

Há casos de crianças e adolescentes que não mastigam direito porque não foram, sequer, acostumados a mastigar. Assim, em vez de comerem frutas, carnes e legumes mais firmes, consumiram alimentos macios e, assim, não desenvolveram a tonicidade muscular adequada.

Os aparelhos funcionais podem cuidar disso. Entretanto, é necessário haver uma mudança nos hábitos alimentares, a qual cabe ao nutricionista.

OFM e Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo, assim como o nutricionista, também trabalha para fortalecer a musculatura orofacial. Inclusive, ajudando a corrigir o hábito de mastigar unilateralmente.  Trabalha todas competências de fonação, deglutição, muscu

Quando é preciso recorrer a tratamentos concomitantes ou prévios?

Algumas vezes, deve-se fazer tratamentos antes de iniciar a OFM. As especialidades mais requisitadas na abordagem prévia ou concomitante são a fonoaudiologia, a osteopatia e a fisioterapia.

OFM e Osteopatia

Tensões em músculos relacionados aos ossos craniofaciais precisam ser abordados antes ou durante o tratamento de OFM, pois estão interligados a músculos da postura através das cadeias musculares às quais pertencem. Isso pode ser trabalhado pelo osteopata, especialista responsável por fazer as liberações necessárias musculares, ligamentares, de fascias, de ossos. Dessa maneira, a musculatura da região pode funcionar livremente, possibilitando um tratamento de OFM mais resolutivo.

Vale destacar que crianças podem apresentar os referidos problemas por conta da posição intrauterina inadequada. O mesmo ocorre com adultos submetidos a tratamentos ortodônticos nos quais foram usadas forças muito intensas, fazendo com que seus ossos craniofaciais ficassem comprimidos, tensionados ou mal ajustados.

OFM e Fisioterapia

Às vezes, as crianças machucam as vértebras cervicais ou a articulação temporomandibular (ATM) por conta de quedas em meio às brincadeiras. Fazer um tratamento de OFM quando existem essas lesões, não é adequado e problemas dessa natureza precisam ser vistas pelo dentista para serem trabalhadas em conjunto com o fisioterapeuta.

Aqui, cabe reforçar a importância do dentista solicitar exames de imagem (como a tomografia da ATM) para fazer avaliações diagnósticas corretas. Quando existem lesões, é preciso tratá-las com um fisioterapeuta antes de iniciar a OFM.

Por que consultar um dentista especialista em OFM?

Como mostrado, o trabalho de um dentista especialista em OFM vai muito além de cuidar dos músculos orofaciais e promover a beleza da simetria facial! Esta acontece como um prêmio, um bônus final, junto com a maravilhosa sensação de bem estar que uma boca harmonizada, consciente, liberada e livre de tensões apresenta; se traduz para nós no que chamamos de  “sorriso interior”.  Consultar um Ortopedista Facial dos Maxilares pode ser a chave para descobrir questões que estavam comprometendo sua saúde, bem-estar e qualidade de vida!

Gostamos também de ressaltar que aqui no Centro CONSCIENTIA todos nossos parceiros que colaboram conosco em prol da saúde dos nossos pacientes, trabalham dentro do viés integrativo, o que faz a grande equipe toda crescer em conhecimento, generosa troca de conhecimentos que se expandem. Quem se beneficia sempre mais disso são nossos queridos pacientes!

Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor e conscientizador. Para saber mais, siga o Conscientia no Facebook e Instagram e confira outras dicas que podem transformar sua vida!

Publicado por:
Dentista Clínica Integrativa | CRO/SC 8724 | Graduada pela Universidade de São Paulo (USP) em Farmácia e Bioquímica e em Odontologia, é Mestre em Bioquímica pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Realizou aperfeiçoamentos em Periodontia, Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares, Terapia Floral e Aromaterapia. Além disso, é especialista em Homeopatia pela Fundação Homeopática Benoit Mure de SC e pela Alpha/Facop em São Paulo e possui formação em Mindfulness MBHP (Mindfulness Based Health Promotion) pelo Centro Mente Aberta, associado à UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo.

Veja Também

13 de agosto, 2024

Existe relação entre saúde bucal e postura?

LEIA MAIS
13 de agosto, 2024

Extração de dentes sisos, fazer ou não?

LEIA MAIS
13 de agosto, 2024

Ortopedia funcional dos maxilares: o que é?

LEIA MAIS