Conteúdos

Saúde bucal

Tratamento de canal: sim ou não?

O tratamento de canal  é indicado em caso de doenças da polpa dental por inflamação ou infecção. Geralmente, esses problemas ocorrem devido a cáries profundas, traumas dentais, fraturas ou trincas. Há, também, os casos de indicação protética, com o objetivo de restaurar o elemento dental. 

Neste artigo, mostramos como esse procedimento é realizado na odontologia biológica. Confira!

Como deve ser feito o tratamento de canal?

No Conscientia – Centro de Odontologia Integrativa, o tratamento de canal é feito com todos os cuidados necessários para devolver a saúde local e sistêmica para o paciente. Para acessar e descontaminar a rede de canais que compõe o interior do dente, empregam-se ferramentas e tecnologias de última geração.

O uso do laser de baixa potência e a ozonioterapia, por exemplo, fazem toda a diferença no processo de desinfecção e limpeza do canal radicular. Além disso, proporcionam muito mais conforto aos pacientes.

Mas, os cuidados não param por aí. Para além do tratamento local, deve-se diagnosticar o que levou ao problema. Na prática, objetiva-se avaliar se existe algo que possa ser feito para que outros dentes não tenham o mesmo “destino”.

E tem mais! Do ponto de vista holístico, acredita-se que a necessidade de um tratamento de canal é um indício de que o paciente está passando por alguma situação particularmente estressante, muitas vezes com a dor local refletindo esse estresse interno. Por isso, indicamos muitas vezes  práticas integrativas e complementares, como Barras de Access, terapia neural e homeopatia como coadjuvantes ao tratamento. No Conscientia, temos atenção redobrada no acolhimento e na escuta de pacientes que precisam do tratamento de canal

Uso do laser na descontaminação de canais radiculares

O emprego do laser de baixa potência é feito de maneira coadjuvante ao tratamento de canal convencional. A tecnologia promove diversas propriedades terapêuticas, tais como a bioestimulação dos tecidos. Dessa forma, ajuda a realizar um reparo mais eficaz e ainda oferece analgesia tecidual, tem ação anti-inflamatória e proporciona uma melhor antissepsia da área irradiada.

Uso da ozonioterapia na descontaminação de canais radiculares

A ozonioterapia é utilizada na endodontia para a potencialização da fase da limpeza do sistema de canais radiculares. Graças à sua ação antimicrobiana e a alta penetração do gás ozônio nos canalículos, ela potencializa a redução de microrganismos durante o tratamento.

Além disso, a prática também proporciona a bioestimulação, favorecendo o reparo dos tecidos periapicais (ao redor da raiz do dente). Portanto, além de deixar o tratamento mais seguro, confere conforto ao paciente, amenizando os sintomas e acelerando a regeneração dos tecidos.

Como é a restauração do dente com canal tratado?

Normalmente, o dente com canal tratado é bastante frágil. Por isso, a restauração deve ter o intuito de fortalecê-lo.

Na maioria das vezes, como há pouca estrutura dentária remanescente, opta-se por restaurá-lo proteticamente, com restaurações indiretas, selando bem a parte interna. Dessa forma, previne-se qualquer tipo de infiltração e contaminação.

Vale destacar, ainda, a importância de fazer uma restauração bem feita após a finalização do tratamento endodôntico. Afinal, o intuito é devolver a função do dente e evitar qualquer recontaminação da parte interna. Portanto, margens bem seladas, bons contatos mastigatórios e interproximais (entre os dentes adjacentes),permitem que o dente retome a sua função e mantenha a saúde e equilíbrio bucal.

Dentro da visão da odontologia integrativa e neurofocal, sabemos que nossos dentes relacionam-se com diversos sistemas do nosso corpo. Então, temos o cuidado de não só investigar as causas locais, mas também tentar relacionar com possíveis problemas sistêmicos, a fim de fazer um bom plano de tratamento.

A endodontia

 A endodontia praticada com excelência veio como uma maravilhosa oportunidade de manter dentes que teriam como destino a sua extração. Sabemos das limitações em erradicar por completo a contaminação interna, mas também acreditamos que um bom tratamento local com ozônio e laser e controle sistêmico para melhorar a imunidade promovem a saúde do todo, sem a necessidade de eliminarmos o dente e termos que lidar com o que isso acarretaria.

Por tudo isso, é imprescindível aprender a cuidar da saúde bucal e geral após um tratamento de canal, evitando a necessidade de futuras extrações. Desenvolver a consciência bucal ajuda, justamente, a afastar problemas endodônticos e outras complicações.

De acordo com as especialistas do Conscientia, para isso é preciso manter um estilo de vida saudável e ir às consultas odontológicas a cada seis meses. Assim, pode-se prevenir ou tratar, precocemente, qualquer tipo de desconforto ou problema nos dentes.

Enfim, esperamos que suas dúvidas sobre o tratamento de canal tenham sido esclarecidas. Caso precise realizá-lo, se possível, procure um dentista adepto da odontologia integrativa!

Se você reside na região de Florianópolis, conte com as especialistas do Conscientia. Agende sua consulta agora mesmo e faça uma avaliação individualizada!

Publicado por:
Dentista Clínica Integrativa | CRO/SC 8724 | Graduada pela Universidade de São Paulo (USP) em Farmácia e Bioquímica e em Odontologia, é Mestre em Bioquímica pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Realizou aperfeiçoamentos em Periodontia, Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares, Terapia Floral e Aromaterapia. Além disso, é especialista em Homeopatia pela Fundação Homeopática Benoit Mure de SC e pela Alpha/Facop em São Paulo e possui formação em Mindfulness MBHP (Mindfulness Based Health Promotion) pelo Centro Mente Aberta, associado à UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo.

Veja Também

28 de maio, 2024

Remédios que prejudicam os dentes e o sorriso

LEIA MAIS
28 de maio, 2024

A importância de remover o amálgama antes de iniciar uma gestação

LEIA MAIS
4 de junho, 2024

Periodontia integrativa e o papel na prevenção de doenças sistêmicas

LEIA MAIS