Práticas integrativas e complementares

Práticas integrativas e complementares

Nossa equipe preza, cada vez mais, pelas práticas integrativas e complementares (as chamadas PICS) aliadas aos tratamentos convencionais. Por isso, durante o processo de cuidado com a saúde bucal, várias terapias podem ser indicadas, dependendo de cada caso e paciente.

Quer saber mais a respeito? Continue a leitura e confira algumas dessas práticas oferecidas no Conscientia – Centro de Odontologia Integrativa, localizado em Florianópolis, SC!

O que são práticas integrativas e complementares?

As práticas integrativas e complementares são ações de cuidados transversais. Tratam-se de recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, que podem tanto ser realizados na atenção básica, como em tratamentos de média ou alta complexidade.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, as mais comuns são acupuntura, fitoterapia e homeopatia. A seguir, confira as modalidades que realizamos na clínica.

Homeopatia

homeopatia é uma especialidade de caráter holístico, que tem como princípio o cuidado integral do paciente. Ela pode ser usada em tratamento agudos e crônicos, como medicamento de escolha ou associada a medicações alopáticas já em uso. Entre suas aplicabilidades, destacam-se:

  • casos de ansiedade pré e durante a consulta;
  • tratamentos pré e pós-cirúrgicos;
  • aceleramento de processos de regeneração tecidual e cicatrização;
  • estados de ansiedade que causam secura bucal;
  • tratamentos de bruxismo; entre outras situações.

Vale destacar que o importante no tratamento homeopático é a escuta do paciente. Isso porque, não se trata do diagnóstico em si, mas do que o paciente sente e está passando.

Em relação aos efeitos adversos, eles são raros e sempre de fácil manejo. Portanto, não existem contraindicações em relação à idade, ao estado de saúde ou a interações medicamentosas.

Mindfulness

A meditação é um processo que nos ancora no aqui e agora, aumentando a atenção e consciência para o corpo, mente e emoções. A prática promove uma atitude mais serena e neutra frente à vida, mostrando que o prazer e a dor são faces opostas da mesma moeda. Ou seja, são naturais e se alternam.

Em um tempo em que as pessoas não desejam sofrer, a técnica ensina a ter mais resiliência e resistência a dor. Assim, ajuda a entender que a dor física ou psíquica sinalizam coisas importantes, que precisam ser vistas, assimiladas, integradas, tratadas e harmonizadas. Graças ao Mindfulness, as pessoas passam a reconhecer seus padrões de reatividade psicológica e podem adotar uma atitude positiva frente à vida.

Portanto, o Mindfulness promove a consciência corporal e revela tensões musculares e desvios posturais que passavam despercebidos. Isso auxilia as pessoas a assumirem o protagonismo no tratamento de seus processos dolorosos. Trata-se de uma busca consciente para enxergar e solucionar as causas dessas dores.

Na Odontologia, essa atitude traz responsabilidade e resolutividade para a solução de quadros álgicos na região orofacial. Do ponto de vista físico, aprender a relaxar, entendendo nosso padrão psicológico de reatividade, suaviza as tensões e reduz os mediadores de inflamação. Consequentemente, as dores também vão diminuindo.

No Conscientia, o Mindfulness é oferecido no curso de Meditação Aplicada à Saúde. O objetivo é complementar o tratamento sintomático das dores orofaciais tensionais, da halitose e da periodontia.

“Além disso, indicamos realizá-lo sempre que percebemos, junto ao paciente, que o estresse é a raiz das suas alterações de saúde”, explica a Dra. Elisa Baumgarten. Ao mesmo tempo, a questão alimentar e do sono também são abordadas. Assim, trabalhamos todo um conjunto de fatores que contribuem para a melhora do terreno biológico, com uma excelente resolutividade bucal e geral.

Terapia neural

terapia neural é uma terapêutica reguladora, que exerce sua função por meio do sistema nervoso (especialmente, o sistema vegetativo ou autonômico). Para isso, injeta-se um anestésico local (procaína), em baixas concentrações, em pontos específicos e personalizados do sistema nervoso — com finalidade diagnóstica e terapêutica, não anestésica.

O objetivo da técnica é neutralizar irritações que, ao longo da vida, afetam o tônus neurovegetativo e sua capacidade de reagir e se autorregular. Assim, no ambiente odontológico, a terapia neural pode tratar focos irritativos decorrentes de tratamentos de canal e de cáries, sisos mal posicionados, entre outros problemas nos dentes,. Dessa forma, promove o equilíbrio sistêmico e o bem-estar geral.

Posturologia

posturologia é uma técnica que estuda a postura ereta humana. Ela mostra que o corpo humano tem vários captores de equilíbrio, os quais balizam o sistema tônico-postural ao enviar uma sinalização para o cérebro. O órgão, então, ajusta a postura geral do sistema.

Vários desses captores de equilíbrio estão presentes na boca e na ATM (articulação temporomandibular). Por isso, se os dentes não estão bem engrenados e a articulação não está adequada, a postura ereta (da coluna aos pés) pode se desajustar. Isso leva à busca por compensações, a partir da informação distorcida que os captores bucais enviam para o cérebro, devido a um desequilíbrio oclusal bucal.

Com isso, podem surgir dores e desgastes articulares pelo corpo, cuja causa está na boca. Questões respiratórias, genéticas, extrações dentárias por doenças dos dentes também podem desequilibrar o sistema e causar problemas posturais.

Identificar problemas posturais e relacioná-los com questões funcionais bucais permite um novo diálogo com o corpo do paciente. Assim, o dentista e o fisioterapeuta posturologista podem tratar boca e corpo ao mesmo tempo, acelerando e otimizando resultados de ambas as especialidades. Na prática, harmonizar a função mastigatória, o engrenamento dental e a saúde da ATM melhora não apenas o sistema mastigatório, mas também diversas questões posturais, tais como escoliose, cifoses ou retificação cervical.

Barra de access

barra de access é uma terapia energética e corporal de expansão da consciência. A consciência, por sua vez, é algo que inclui tudo e não julga nada.

Assim, a terapêutica busca promover o acesso total à consciência. Sem o “filtro” do julgamento, pode-se olhar para as coisas como elas realmente são — não como queremos que sejam ou como deveriam ser.

A técnica consiste no toque suave de 32 pontos energéticos localizados na cabeça. Com isso, há o desbloqueio de fatores que “travam” a vida, por conta de traumas, comportamentos, padrões, paradigmas ou crenças limitantes.

Na odontologia, a barra de access sugere que o resultado de algum problema bucal pode ser decorrente de algo maior, que envolve o corpo e a psique. Por exemplo: um dente fraturado, sem causa aparente, pode ser consequência do bruxismo (muitas vezes, o paciente range os dentes e não tem a mínima ideia).  A barra de access ajuda, justamente, a expandir a autoconsciência.

Florais

Os florais modulam a disposição psicológica. Eles podem ser usados em casos de estresse, medo, ansiedade, apegos, entre outras situações que levam a tensões e inflamações.

No consultório odontológico, os florais ajudam a acalmar e relaxar. Assim, contribuem para que os pacientes consigam realizar seus tratamentos e alcançar a mudança de vida desejada, sob ponto de vista concreto e mas também anímico. São muito úteis nas questões de apertamento dentário ou bruxismo, halitose, doença periodontal ou cáries recorrentes.

Aromaterapia

O estresse do dia a dia, muitas vezes, leva ao tensionamento de certos músculos de maneira automática. No consultório odontológico, a aromaterapia cria uma atmosfera relaxante, ajudando a diminuir o medo dos tratamentos pelo efeito conjugado da aromaterapia e pelo acolhimento e tranquilidade que transmitimos.

No Conscientia, ensinamos os pacientes a realizar a auto massagem  com óleos essenciais relaxantes (indicados de forma personalizada). A técnica é recomendada, principalmente, em caso de dores orofaciais, bruxismo e apertamento dentário.

Ozonioterapia

O ozônio é uma molécula medicinal que tem diversas aplicações médicas e odontológicas. Ela pode ser utilizada na forma de gás, água ou óleo ozonizados, otimizando os resultados do tratamento em curso, com menor risco de infecções. Dependendo das concentrações utilizadas, a ozonioterapia pode ter efeitos antissépticos, antibacterianos, fungicida, virucída e estimulante da regeneração e cicatrização tecidual.

No Conscientia, a terapêutica é utilizada em diversos procedimentos odontológicos. É o caso dos tratamentos periodontais, de cárie, de sensibilidade dental, de reparo tecidual, em procedimentos cirúrgicos, entre outros.

Uma das grandes vantagens do uso do ozônio é a possibilidade de diminuir as medicações químicas (na maioria dos casos). Dessa forma, ele permite trabalhar com menos efeitos colaterais e mais segurança.

Quais são os benefícios gerais dessas terapêuticas?

Como mostrado, essas terapêuticas trazem uma série de benefícios para a odontologia convencional, estimulando a saúde e o bem-estar de maneira global. Na prática, elas podem ter objetivo:

  • preventivo, visando promover a saúde e evitar que os pacientes adoeçam;
  • terapêutico, visando aliviar os sintomas de pacientes que estão em tratamento, com um mínimo de efeitos colaterais, expandindo autonomia e compreensão do paciente para o conceito de saúde.

No Conscientia, trabalhamos com todas as práticas integrativas e complementares mencionadas. Aqui, buscamos o equilíbrio corpo-mente-espírito, promovendo melhorias na saúde bucal que impactam, positivamente, na saúde e na qualidade de vida como um todo!

 

Em caso de dúvida, entre em contato. Se preferir, marque uma consulta e faça uma avaliação individualizada!

Agendar avaliação