Conteúdos

Saúde bucal

Você sabia que a mastigação unilateral pode causar assimetria facial e muitos outros problemas?

Você sabia que a mastigação unilateral pode causar assimetria facial, comprometimento estético, disfunção temporomandibular (DTM) e, até mesmo, alteração na postura dos ombros e de toda coluna? Geralmente, o padrão mastigatório anormal se desenvolve durante a fase de crescimento e promove mudanças gradativas nas estruturas dentárias e esqueléticas, levando aos referidos distúrbios.

A imagem que ilustra a capa do artigo evidencia a intensidade que uma assimetria facial pode assumir.

Neste artigo, explicamos como esse hábito pode surgir, o que pode provocar e como é o seu tratamento. Continue a leitura e saiba mais!

O que pode levar a mastigar de um lado só?

A mastigação natural é um movimento mandibular sincrônico. Em condições normais, ela é bilateral e equilibrada, com distribuição homogênea do bolo alimentar — ou seja, sem apresentar diferença nas atividades musculares de ambos os lados.

No entanto, o ciclo mastigatório é influenciado por diversos fatores, incluindo algumas características oclusais, como mal posicionamento dos dentes ou sua saúde, causada por dores (cáries, sensibilidade dentinária, bruxismo). Isso pode fazer com que determinadas pessoas acabem mastigando (exclusiva ou predominantemente) de um só lado da boca.

Quais são os impactos da mastigação unilateral?

A mastigação unilateral prolongada altera a morfologia craniocervical. Isso porque, ela aumenta o desgaste sobre os dentes e a pressão sobre a mandíbula e os músculos faciais de um dos lados do rosto.

E tem mais! Ela também pode causar microtraumas na articulação temporomandibular. Além disso, uma vez que os músculos que ajudam a sustentar a cabeça estão em sincronia com os músculos mastigatórios, eles também podem acabar sofrendo hipertrofia.

Em suma, o desequilíbrio na mastigação pode levar a alterações estruturais e funcionais, as quais têm maior ou menor intensidade, dependendo:

  • da frequência;
  • da intensidade e duração da funcionalidade unilateral;
  • da idade do paciente.

Como consequência, o padrão mastigatório unilateral pode se relacionar à ocorrência de:

  • assimetria facial;
  • desgastes dentais assimétricos;
  • disfunção têmporo-mandibular (DTM);
  • inclinação da cabeça com dores cervicais crônicas;
  • Problemas na visão
  • repercussão da capacidade auditiva;
  • dores de cabeça recorrentes;
  • desalinhamento da coluna vertebral;
  • problemas na postura dos ombros.

Como é feita a avaliação mastigatória?

O dentista integrativo identifica facilmente a mastigação unilateral apenas pela estética facial. No entanto, às vezes o problema não é evidente, apenas com sintomas como dores orofaciais e problemas posturais. Nesses casos, o especialista realiza testes em consultório com gravações em vídeo, tanto da mastigação, da função articular e da postura. Com isso, pode-se determinar facilmente se o padrão mastigatório é unilateral (direito ou esquerdo) ou bilateral.

Além disso, também é necessário realizar a análise funcional da oclusão, isto é,  avaliação das guias caninas e interferências dentárias (dentes que se contactam de forma não harmônica por vários motivos, inclusive tratamentos ortodônticos executados com finalidade estética exclusiva); aí pode atuar de forma preventiva, quando ainda não existem outros comprometimentos. Essa consiste em uma avaliação clínica e fotográfica, para especificar o tipo de lateralidade e mensurar o ângulo funcional mastigatório, determinando o grau da assimetria.

É possível recuperar o equilíbrio mastigatório?

Sim, é possível recuperar o equilíbrio mastigatório. A estratégia de tratamento é definida pelo dentista biológico e ortopedista funcional dos maxilares com visão integrativa, com base nas condições apresentadas por cada paciente.

Saiba mais sobre a atuação desse profissional: O que é e o que faz um dentista biológico?

Em crianças e adolescentes opta-se pelo tratamento de ortopedia funcional dos maxilares, visando harmonizar as arcadas dentárias (parte óssea),o que trará harmonização funcional e estética não só para os dentes, mas para músculos, ligamentos e a articulação temporomandibular (ATM) e, consequentemente para a postura como um todo. Em adultos, pode-se, também, realizar o tratamento de ortopedia funcional dos maxilares (OFM), seguido de Ortodontia, reabilitação dental, por meio de restaurações, próteses ou implantes, sempre usando materiais biocompatíveis e sustentáveis.

Ou ainda, quando existem problemas na articulação temporomandibular, indicar o uso de placas interoclusais. Tudo depende da necessidade individual.

Aqui no Centro CONSCIENTIA, além de remediar e prevenir a ocorrência do problema, nossos pacientes recebem a parte mais importante de qualquer tratamento: a consciência bucal. Para isso, na hora das refeições, além de ter atenção plena quanto aos alimentos ingeridos, deve-se estar alerta à sua distribuição mastigatória dentro da boca. Afinal, como discutido acima, é imprescindível alternar a mastigação entre ambos os lados.

Além disso, é importantíssimo visitar o dentista regularmente — a regularidade dependendo de cada caso.  Alguns pacientes precisam ser acompanhados a cada 6 meses, outros podem vir a cada ano. Nas consultas odontológicas de rotina, o profissional pode detectar e tratar distúrbios precocemente, antes de se agravarem, assim como fornecer orientações pertinentes.

Assim, a saúde bucal reflete na saúde do organismo como um todo. Como mostrado, a mastigação unilateral pode levar, direta ou indiretamente, a alterações como assimetria facial, DTM, além da falta da tão desejada ESTÉTICA FACIAL, entre outras complicações.

Se você achou este conteúdo interessante, aproveite para seguir o Conscientia – Centro de Odontologia Integrativa, localizado em Florianópolis–SC, no Facebook e Instagram. Em nossas redes sociais, você acompanha as próximas publicações do blog e confere dicas de saúde para toda a família!

Veja Também

28 de maio, 2024

Remédios que prejudicam os dentes e o sorriso

LEIA MAIS
28 de maio, 2024

A importância de remover o amálgama antes de iniciar uma gestação

LEIA MAIS
4 de junho, 2024

Periodontia integrativa e o papel na prevenção de doenças sistêmicas

LEIA MAIS